Alexandra Moura e Decénio juntam-se em coleção cápsula na Moda Lisboa

Alexandra Moura e Decénio em parceria para uma coleção cápsula para apresentar na 53.ª Moda Lisboa, no dia 12 de outubro.

Alexandra Moura e a marca portuguesa de vestuário Decénio uniram-se em parceria, pela primeira vez, e desenvolveram uma coleção cápsula para apresentar na 53.ª Moda Lisboa, no dia 12 de outubro, disse hoje fonte oficial. O casamento entre a marca com 25 anos de experiência no setor da moda, e aquela que foi a primeira designer portuguesa a apresentar uma coleção (feminina), no calendário oficial da Semana da Moda de Milão, é «um marco para a Decénio», assume Maria Manuel Sousa, diretora de marketing da marca. O presidente executivo do grupo Cães de Pedra, Ricardo Fernandes, que detém a Decénio, explica que o convite à designer se justifica pela «importância e pela reputação que a autora já conquistou no cenário da moda nacional», bem como «pela sintonia que acreditamos que existe entre as duas marcas».

Alexandra Moura recebeu o convite com «muita surpresa» e «alguma estranheza»

«Sempre olhámos para os novos projetos numa perspetiva de continuidade, e aqui não será diferente. Estamos a iniciar uma nova etapa e certamente que este trabalho com Alexandra Moura terá continuidade», garante Ricardo Fernandes. A nova estratégia da marca passa por apostar nos jovens, dando prioridade à «presença digital», designadamente na rede social Instagram. A designer Alexandra Moura, que apresentou a primeira coleção portuguesa – Bestiário –, no calendário oficial da Semana da Moda de Milão no passado dia 25 de fevereiro, confessou «muita surpresa» e «alguma estranheza» perante o convite, mas ao mesmo tempo viu o desafio como algo «aliciante» e «incrível». Foi «precisamente por estarmos tão longe do que a Decénio faz, que a marca viu potencial em trabalhar connosco. De repente, vemos uma marca já com um caminho percorrido a aliar-se à moda de autor para criar uma linguagem nova. É uma verdadeira surpresa e algo novo na moda portuguesa», diz a designer.

Desconstrução e reinterpretação dos clássicos

A coleção cápsula vai ter cerca de 20 coordenados com o ADN que Alexandra Moura tem vindo a revelar, como «a desconstrução das peças, a reinterpretação dos clássicos e o lado mais sport», descreve a designer, referindo que os tons em destaque vão ser os «azuis», «laranjas», mas também tons claros, como «beije e areia», além do «preto». A apresentação da coleção cápsula Decénio/Alexandra Moura, na 53.ª edição da Moda Lisboa está marcada para as 19h00, de 12 de outubro, nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, no Campo de Santa Clara, na capital portuguesa.

Desfile será um dos três «powered by Portugal Fashion na ModaLisboa»

Com loja online disponível em 26 países, a marca portuguesa decénio conta com 31 lojas próprias no mercado nacional e está presente em 50 lojas multimarca. Alexandra Moura foi distinguida em 2015 com o Prémio Mulheres Criadoras de Cultura, apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, tem realizado um trabalho que procura uma nova abordagem para o vestuário, «sem estereótipos de género e sem um uso convencional de tecidos e estampados, onde a alfaiataria clássica é reinventada», lê-se no comunicado de imprensa hoje divulgado. A 53.ª edição da Moda Lisboa decorre de 10 a 13 de outubro, sob o tema Collective, que «é um todo maior que a soma das suas partes, é um esforço coletivo que avança com alicerces na individualidade de cada criativo e que forma uma só força, uma só voz, uma voz mais alta».

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