Luis Sepúlveda, de 70 anos, visitou Portugal há seis dias, a propósito do festival Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim. O escritor chileno está infetado com o novo coronavírus e e está internado num hospital das Astúrias, em Espanha. O escritor chileno teve os primeiros sintomas a 25 de fevereiro, dois dias depois de ter saído de Portugal.
Sepúlveda e a mulher estão em isolamento no Hospital das Astúrias. A mulher tem febre, mas os resultados dos exames ainda não são conhecidos.
O hospital onde o escritor se encontra também anunciou que todos os profissionais de saúde que contactaram com ele vão ficar em quarentena.
As autoridades das Astúrias já contactaram pessoas do círculo de relacionamentos do escritor e da mulher, de forma a apurar eventuais sintomas de contágio. O jornal espanhol El Comercio refere mesmo que “quatro ou cinco” dessas pessoas vão ficar em isolamento, avança o Expresso.
LEIA MAIS Coronavírus. Esqueça as máscaras, o melhor mesmo é lavar bem as mãos
“Após ter contactado a linha SNS24, vou estar atenta a qualquer sintoma ou qualquer sinal. Parece-me muito clara a nossa obrigação de informar todas as pessoas que estiveram envolvidas no festival, desde escritores a público… toda a gente, no fundo. Iremos ter uma ideia mais clara do que fazer após reunião com o vereador da Câmara Municipal”, diz ao Expresso Manuela Ribeiro, da organização do festival Correntes d’Escritas.
A organizadora do festival refere ainda que “o Luis já estava bastante constipado”.