Falha informática causa constrangimentos nos centros de saúde da região Norte
Os centros de saúde da região Norte estão sem sistema informático desde as 08:00 de hoje, uma situação que “está a causar constrangimentos, priorizando-se as situações mais graves”, confirmou à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde.
Os centros de saúde da região Norte estão sem sistema informático desde as 08:00 de hoje, uma situação que “está a causar constrangimentos, priorizando-se as situações mais graves”, confirmou à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde. De acordo com a fonte, em causa está uma “falha técnica” num servidor da ARS-Norte que afeta “vários centros de saúde”.
Leia depois
Sinistralidade baixou nos primeiros nove meses de 2022 em comparação com pré-pandemia
Os indicadores de sinistralidade baixaram nos primeiros nove meses do ano passado, em comparação com 2019, ano de referência para monitorização, com menos acidentes (-7,6%), vítimas mortais (-1,9%), feridos graves (-0,2%) e leves (-10,6%), indica um relatório hoje divulgado (… continue a ler aqui)
“Temos todos os informáticos da ARS-Norte a trabalhar para o mais rápido possível resolver este problema. Esperamos que tudo esteja resolvido até ao final da manhã”, disse a mesma fonte. A ASR-Norte admite que “a situação está a causar constrangimentos”, mas garantiu que “estão a ser priorizadas as situações urgentes”. “É verdade que esta falha afeta toda a prestação de cuidados de saúde primários no Norte. Mas as situações mais complicadas são atendidas”, acrescentou.
“É verdade que esta falha afeta toda a prestação de cuidados de saúde primários no Norte”
À Lusa, esta manhã, chegaram relatos de constrangimentos no acesso ao histórico dos doentes, bem como impossibilidade de registo ou de requisição de meios complementares de diagnóstico. Os relatos remetem para problemas em centros de saúde do Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Amarante, Póvoa do Varzim, Vila Nova de Famalicão (Braga), entre outros.
Siga a Impala no Instagram