Português Emiliano Ventura prepara astronautas para missão à Estação Espacial Internacional
Fisiologista português Emiliano Ventura, fundador da MSI Bioperformance, fortalece parceria com a Axiom Space. A missão espacial Ax-4 está prevista para maio de 2025.
Reconhecida pelo trabalho com atletas de elite e pela otimização do desempenho humano, a MSI Bioperformance, liderada pelo fisiologista português Emiliano Ventura, anuncia o seu papel na preparação da tripulação da Missão Axiom 4 (Ax-4), desenvolvendo um programa específico para as exigências físicas e mentais dos voos espaciais humanos. A parceria está em curso e os astronautas preparam-se para a missão na Estação Espacial Internacional, que está prevista para maio de 2025.
Emiliano Ventura, diretor do MSI Bioperformance, assume a responsabilidade pelos programas personalizados de exercício e monitorização do desempenho dos astronautas, apoiando a preparação pré-missão, os protocolos de quarentena obrigatórios e, também, a recuperação pós-missão, para garantir que mantêm máximo desempenho físico e cognitivo em todas as fases da operação.
“Cada missão apresenta desafios únicos que exigem soluções inovadoras. A nossa parceria com a Axiom Space reforça o compromisso inabalável com o avanço da Ciência do desempenho humano e o sucesso da exploração espacial”, esclarece Emiliano Ventura. “A missão Ax-4 é um testemunho do impacto transformador desse trabalho.”
“A Parceria com a MSI Bioperformance, sob a direção de Emiliano Ventura, tem sido fundamental na ligação do apoio à saúde da tripulação em terra e em órbita para as nossas missões na Estação Espacial Internacional”, concede Alex Rubin, diretor do grupo de operações médicas na Axiom Space. “A sua experiência assegura que os nossos astronautas recuperam rapidamente dos efeitos da microgravidade, com apoio personalizado e adaptado a cada membro da tripulação.
“Ao tirar partido das estratégias inovadoras de desempenho físico e cognitivo, a MSI está a estabelecer novos padrões na gestão da saúde espacial. Esta colaboração “não só melhora o bem-estar dos nossos astronautas como também contribui para o sucesso e segurança globais das nossas missões.”
A missão surge na sequência do apoio da MSI Bioperformance à terceira missão comercial de astronautas da Axiom Space, a Missão Axiom 3. Com a Ax-4 prevista para o final de maio de 2025, a MSI Bioperformance voltará a desempenhar um papel fundamental para garantir que o desempenho dos astronautas é otimizado.
Siga a Impala no Instagram