Golfinho encontrado morto em praia de Cascais

Um golfinho foi encontrado sem vida na praia da Conceição, em Cascais.

Golfinho encontrado morto em praia de Cascais

As autoridades foram chamadas à praia da Conceição, em Cascais, por volta das 8h30 desta quinta-feira, dia 29 de novembro, após ter sido encontrado um golfinho morto.

LEIA MAIS: É contra a crueldade animal? Conheça marcas de cosmética que não testam em animais

Após o alerta da Polícia Marítima, a Protecção Civil de Cascais dirigiu-se ao local para proceder à retirada do animal. Não foi divulgada nenhuma informação sobre a causa de morte do golfinho.

Golfinho abandonado em aquário que faliu

O caso de Honey, o golfinho abandonado num aquário que faliu, está a movimentar milhares de japoneses, que estão a assinar em massa uma petição para que o animal seja transferido rapidamente. Honey e 46 pinguins foram abandonados num aquário no Japão, na cidade de Choshi. O encerramento do local foi consequência da diminuição de visitantes após o terramoto de 2011 e a crise nuclear que se sucedeu.

Os proprietários do Parque Marinho Inubosaki não conseguiram fazer face às despesas e decidiram fechar portas. Para trás, porém, deixaram vários animais. A decisão levou a uma onda de contestação e revolta no Japão e na comunidade internacional. Foram enviados milhões de e-mail, petições, publicações nas redes sociais, onde nasceu a página #SaveHoney (salvar a Honey). Porém, o golfinho abandonado e os outros animais estão encerrados há mais de seis meses sem que a situação tenha fim à vista.

A organização Save the Ocean tem tentado desbloquear o problema. Lançou uma denuncia na sua página do Facebook e conta a história de Honey. O golfinho foi capturado em 2005, perto de Taiji, e foi colocado no aquário. Desde então, tornou-se popular ao protagonizar espetáculos diários. Honey e os 46 pinguins estão presos com centenas de peixes e de répteis e contam apenas com a ajuda de ex-funcionários do aquário, que os alimentam diariamente. A antiga equipa de tratadores e outros funcionários têm conseguido angariar fundos com a ajuda da comunidade local e internacional para não deixarem à morte as várias espécies que ali habitam.

LEIA MAIS: Bebé separado da mãe pela Polícia dos EUA não a reconhece 4 meses depois [vídeo]

«Apesar de se tratar de uma situação de risco, nenhum animal está com problemas de saúde.» A garantia é de um funcionário do centro de saúde pública da cidade. A maior preocupação é para com Honey. O golfinho «tem pouco espaço para nadar». «O facto de não ter mobilidade suficiente vai levá-lo a ter problemas físicos e mentais. A situação tem de ser resolvida rapidamente», referiu o mesmo responsável. Milhares de japoneses assinaram uma petição e outros preparam-se para fazê-lo. Pedem para que os animais sejam recolocados o mais rapidamente possível. E exigem ainda a intervenção do governo, a quem também atribuem responsabilidade.

Impala Instagram


RELACIONADOS