Governo dos Açores apela à vacinação contra a gripe
O Governo açoriano reforçou o apelo à vacinação contra a gripe na população acima dos 65 anos. Há mais de 25 mil vacinas disponíveis e de administração gratuita.
O Governo da Região Autónoma dos Açores quer reforçar a vacinação contra a gripe de forma a atingir, pelo menos, 60% da população acima dos 65 anos.
O Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, referiu «temos vindo a aumentar em cada uma das campanhas que fazemos ao longo dos últimos anos. Este ano pensamos que vamos chegar aos 60%».
LEIA MAIS: Açores em alerta devido a passagem de tempestade Etienne
No relançamento da campanha de vacinação, em Angra do Heroísmo, Rui Luís revelou que o objectivo é sensibilizar a população para a importância da vacinação e evitar uma maio afluência às urgências. As frases dos cartazes que serão afixados nas unidades de saúde açorianas alertam mesmo nesse sentido: «Gripe? Não corra para as urgências» e «Não se deixe apanhar pela gripe. Vacine-se».
Governo satisfeito com Linha de Saúde Açores
O secretário falou também sobre o crescimento do número de chamadas de 110%, entre 2017 e 2018, mencionando ainda que já este ano foi iniciado um serviço de aconselhamento.
LEIA MAIS: Ministra da Saúde surpreendida com aprovação de vacinas pelo parlamento
Por fim, e tendo por base o tema das consultas as consultas aos utentes sem médico de família designados, Rui Luís afirmou que «Numa fase posterior, se for necessário, iremos tomar outras medidas, como fizemos no ano passado, nomeadamente abrir mais consultas nos centros de saúde, mas isso vamos deixar mais para a frente. Se a campanha tiver sucesso não será necessário fazer esse reforço de consultas abertas nos centros de saúde».
Siga a Impala no Instagram