Li Liang, de 36 anos, foi internado em 12 de fevereiro e teve alta duas semanas mais tarde, tendo ficado em quarentena 14 dias. No entanto, dois dias depois, voltou a sentir sintomas e, em 2 de março, regressou ao hospital, onde morreu no mesmo dia.
A autópsia indicou que a causa direta da morte foi a Covid-19, avança a imprensa local.
LEIA MAIS Sete distritos do continente sob aviso amarelo por causa da agitação marítima
Pelo menos cinco províncias chinesas registaram casos de pacientes que voltaram a testar positivo, depois de terem recuperado da doença e recebido alta, noticiou a revista chinesa Caixin.Na província de Guangdong, adjacente a Macau, 14% dos pacientes que recuperaram da Covid-19 e receberam alta voltaram a testar positivo para o coronavírus em testes subsequentes, de acordo com a revista.
Não é ainda claro se os pacientes voltaram a estar infetados. Especialistas afirmaram que os testes positivos podem ocorrer porque a inflamação pulmonar ainda está em processo de absorção, pelo que pode ocorrer desintoxicação intermitente.
Na quinta-feira, as autoridades de saúde chinesas adicionaram a análise de anticorpos e testes às fezes e urina aos métodos de diagnóstico.
Pacientes recuperados que voltarem a testar positivo deverão fazer outro teste passadas 24 horas. Se ambos os resultados forem positivos, os pacientes devem ser hospitalizados novamente, recomendou o epidemiologista chinês Zhong Nanshan.
“Agora, a questão principal não é se alguém pode ser infetado novamente, mas se a pessoa pode ser contagiosa para os outros”, disse.
Desde que foi inicialmente detetado, no final do ano passado, no centro da China, o país registou 3.012 mortes pelo novo coronavírus. Até à meia-noite de quinta-feira (16:00 de quarta-feira, em Lisboa), foram também confirmadas 139 novas infeções, um pouco mais do que na véspera (119), para um total de 80.409 casos confirmados, segundo a Comissão Nacional de Saúde do país.
O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo seis em Portugal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.
Casos aumentam em Portugal
Há mais dois doentes infetado pelo novo coronavírus em Portugal, elevando para oito o número de casos positivos registados no país. Pacientes encontram-se no Hospital de São João, no Porto.
São homens, na casa dos 40 anos. Um deles foi infetado no norte de Itália e outro em Portugal, por contágio, avança o Expresso.
Os doentes que manifestem sintomas compatíveis com os de contágio pelo novo coronavírus – febre, tosse e dificuldade respiratória – são aconselhados a contactar a Saúde 24 (808 24 24 24), em vez de se dirigirem às unidades de saúde.
LEIA MAIS Covid-19: Governo timorense prevê custos de 1,8 milhões de euros para combater surto
Siga a Impala no Instagram