Infarmed analisa protetores solares e garante que são seguros
O Infarmed analisou os protetores solares que estão à venda em Portugal e concluiu que são seguros.
O Infarmed realizou 245 ensaios para analisar os 35 tipos de protetores solares existentes à venda em Portugal, todos com fator de proteção entre 30 e 50+. As amostras foram recolhidas entre os meses de maio e junho de 2019 em diversos pontos do país, entre os quais estão farmácias e supermercados.
Segundo o Infarmed, a análise feita comprovou não só a determinação do fator de proteção in vitro, mas também a qualidade microbiológica de cada um. A maioria das marcas que foi testada tinha origem na União Europeia, sendo que os restantes eram provenientes dos Estados Unidos e do Brasil.
Foram analisados produtos de várias marcas
Assim, o estudo concluiu que «do ponto de vista da qualidade e segurança, os 35 protetores solares encontram-se em conformidade, considerando a legislação em vigor e os métodos implementados». Entre as marcas analisadas pelo Infarmed estão produtos da Nivea, Piz Buin, Vichy, Eucerin e Isdin.
O Infarmed verificou ainda que 6 dos protetores não incluem no seu rótulo a tradução para língua portuguesa, conforme é recomendado. No entanto, a Autoridade Nacional do Medicamento sublinha que «não foi verificada nenhuma não conformidade crítica que pudesse conduzir à necessidade de adoção de medidas corretivas ou restritivas, nomeadamente a recolha de produtos do mercado».
LEIA MAIS
As quatro partes do corpo que não deve lavar com frequência
Siga a Impala no Instagram