IRS | Saiba quanto vai descontar este ano com as novas tabelas retenção
As tabelas de retenção na fonte para efeitos de IRS foram publicadas esta terça-feira, 21 de janeiro, em Diário da República.
Já estão disponíveis em Diário da República as novas tabelas de retenção na fonte, para efeitos de IRS, a aplicar aos rendimentos do trabalho dependente e de pensões para 2020. Segundo o despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, publicado esta terça-feira, 21 de janeiro, «a publicação no início do ano das tabelas de retenção na fonte constitui uma boa prática tendo em vista a previsibilidade do processamento de salários e pensões, cujos sistemas têm de ser adaptados».
LEIA DEPOIS
Mãe dos fetos encontrados em Espinho internada em unidade hospitalar
«Esforço de ajustamento»
As novas tabelas estão em linha com a atualização dos escalões inscrita na proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) de 0,3% e sobem em cinco euros o valor das remunerações que estão isentas de imposto. «Estas tabelas agora aprovadas refletem, para além da sua adequação à taxa de inflação e a atualização automática do valor do mínimo de existência, o progressivo esforço de ajustamento entre as retenções na fonte e o valor de imposto a pagar decorrente das alterações aprovadas em matéria de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares.”, refere ainda o comunicado.
O valor dos salários ou pensões a partir do qual se começa a descontar IRS sobe, em 2020, de 654 para 659 euros mensais, segundo as novas tabelas de retenção na fonte. Veja aqui.
Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa; Fotos: Pixbay
LEIA MAIS
Homem acusado de atropelar mortalmente irmã de Yannick Djaló conhece hoje acórdão
Apresentadora de TV morre ao ficar sem perna num elevador
Siga a Impala no Instagram