Japão põe em órbita dois satélites de observação meteorológica usando o mesmo foguetão

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) colocou dois satélites de observação meteorológica em órbitas distintas transportados pelo mesmo foguetão, tratando-se da primeira vez que utiliza este método.

Japão põe em órbita dois satélites de observação meteorológica usando o mesmo foguetão

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) colocou este sábado dois satélites de observação meteorológica em órbitas distintas transportados pelo mesmo foguetão, tratando-se da primeira vez que utiliza este método.

O foguetão H-2A foi lançado hoje com êxito pelas 10h26 (01h26 em Lisboa) a partir do centro espacial situado na ilha de Tanegashima, informou a JAXA em comunicado.

O primeiro satélite, o Shikisai, foi libertado a baixa altitude (a cerca de 300 quilómetros da superfície terrestre), enquanto o segundo, batizado de Tsubame, foi colocado em órbita a aproximadamente 800 quilómetros.

A JAXA, que desenvolveu este projeto em colaboração com a Mitsubishi Heavy Industries, confia que este método de lançamento conjunto permite reduzir os custos e elevar a eficiência para próximos satélites.

O Shikisai vai ser utilizado para analisar a circulação das correntes oceânicas e outros mecanismos relacionados com as alterações climáticas.

O Tsubame está equipado com motores de iões que permitem modificar a sua órbita, o que lhe confere capacidade para obter dados de diferentes fenómenos atmosféricos e captar imagens de alta resolução da superfície terrestre em situações como desastres naturais, segundo a JAXA.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS