Sabia que os jogadores de futebol recebem milhares de euros para aplaudir os adeptos?
Segundo um documentário divulgado pelo canal France 2, o Paris Saint-Germain paga a jogadores de futebol quantias avultadas para que estes aplaudam os adeptos
O canal de televisão France 2 divulgou esta sexta-feira um documentário, «Os segredos do Paris Saint-Germain», onde revela que o clube paga quantias avultadas aos jogadores de futebol para manterem a disciplina e passarem uma boa imagem do clube ao público.
O jogador brasileiro Neymar é um dos exemplos referidos. O internacional custou 222 milhões de euros ao clube e cobra cerca de 30 milhões, por época, em salários. Para além destas quantias, Neymar aufere ainda outras recompensas. Segundo o canal France 2, o internacional recebe 375 mil euros para aplaudir os adeptos. Pelo mesmo gesto, o jogador Thiago Silva recebe 33.000 euros.
LEIA MAIS: FC Porto investigado por pagamento de prémios a adversários do Benfica
Esta é uma das medidas que faz parte do código de ética do clube, que visa recompensar os jogadores de futebol, com milhares de euros, para que possam ter comportamentos exemplares. O clube francês revelou ao jornal Le Parisien algumas das regras deste código. A pontualidade e assiduidade, respeito pela comunicação social e não apostar nas competições em que o PSG participa são algumas das medidas que, respeitadas, podem valer uns euros extra na conta dos jogadores.
Paris Saint-Germain já se manifestou relativamente a este assunto. Os dirigentes do clube afirmam, ao jornal Le Parisien, que «cumprimentar os adeptos é uma regra, que se for respeitada, demonstra o carinho dos jogadores de futebol por aqueles que os suportam». O PSG sublinha que o objetivo desta medida é apenas pedagógico e permite mostrar «os valores dos quais o clube é feito».
Quando os jogadores não respeitam o código ético do clube são penalizados. Por exemplo, o jogador Neymar, na época anterior, raramente aplaudia os adeptos. O dinheiro retirado pelo não respeito das normas éticas é dado à Fundação PSG.
O Le Parisien revela outros clube que têm a mesma prática, como o o Olympique Lyonnais ou o Racing 92 no râguebi.
O treinador do Paris Saint-Germain controla jogadores de futebol
Segundo a revista francesa France Football, o treinador do clube, Thomas Tuchel, visita os restaurantes e bares de Paris que são habitualmente frequentados pelos jogadores do Paris Saint-Germain. O objetivo do treinador é chegar a acordo com os donos dos referidos espaços e ser informado sempre que um jogador do clube frequente um dos espaços. Assim, Thomas Tuchel sabe sempre se os craques cumprem ou não as regras e horários estipulados.
Outra medida de Tuchel passa por controlar a alimentação dos jogadores. Estes estão proibidos de abusar das massas depois dos jogos. Também não podem consumir bebidas gaseificadas, fast-food e qualquer tipo de doce ou guloseimas.
LEIA MAIS: Aranha é servida numa salada em restaurante H3 de Lisboa
Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais
Siga a Impala no Instagram