PR salienta papel de José Cid na música nacional e internacional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou José Cid pela conquista de um Grammy de ‘Excelência Musical’ da Academia Latina de Gravação, salientando a sua importância na «música nacional e internacional».

PR salienta papel de José Cid na música nacional e internacional

O músico português José Cid vai receber um Grammy de ‘Excelência Musical’, anunciou esta quinta-feira, 22 de agosto, a Academia Latina de Gravação. O Presidente da República felicitou pessoalmente o artista, por chamada telefónica a partir de Lagos.

LEIA DEPOIS

Morreu o jovem atingido a tiro no Algarve

«O Presidente da República felicitou pessoalmente José Cid, por chamada telefónica a partir de Lagos, pela atribuição do muito merecido Grammy Latino por ‘Excelência Musical’», refere uma mensagem divulgada pelo sítio oficial da Presidência da República na internet. No documento, o chefe de Estado sublinha a «importância de José Cid no panorama da música nacional e internacional, ao longo de uma brilhante carreira de seis décadas, agora justamente reconhecida». «O prémio, anteriormente atribuído a Carlos do Carmo, distinguiu este ano nomes tão importantes quanto Joan Baez e Omara Portuondo, a quem a Academia reconheceu igualmente contribuições excecionais para a música latina», acrescenta.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que José Cid é um «orgulho» para os portugueses. «Do Quarteto 1111 ao Festival da Canção, do rock progressivo às baladas e aos sucessos trauteados por várias gerações, a constância e a diversidade de José Cid, há muito reconhecidas em Portugal, recebem agora uma distinção internacional que é justo motivo de orgulho para o premiado e para os portugueses», conclui.

José Cid «marcou um momento de ‘antes e depois’ para o pop-rock em Portugal»

«José Cid adaptou sem esforço a influência da música popular anglo-saxónica ao estilo original do pop-rock português. Em 1956, o surgimento de sua banda cover Os Babies marcou um momento de ‘antes e depois’ para o pop-rock em Portugal. O seu grupo seguinte, o Quarteto 1111, criou as bases do rock português, com uma forte tonalidade psicadélica, como denotou o enorme sucesso de 1967 ‘A Lenda De El-Rei D. Sebastião’. Continuando como artista solo, em 1978 lançou ‘10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte’, considerado uma obra prima do rock progressivo. (…) Com dezenas de sucessos, continua a ser uma grande atração em concertos em Portugal, lançando novas músicas e álbuns ao vivo», pode ler-se no comunicado da Academia.

Músico reage

 José Cid recorreu às redes sociais para agradecer o prémio e o apoio dos portugueses. «Sem duvida que este é, entre outros, o prémio mais importante, de pouco mais de 50 anos de carreira como músico e poeta, um reconhecimento que o público Português nunca me negou! Antes pelo contrário! Estou também feliz porque o Pop rock Português, sempre tão impossibilitado de atravessar fronteiras , é reconhecido a este nível. Parabéns a todos os meus colegas que escrevem e cantam em Português», escreve.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 23 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS