Morreu António Arnaut
Com 82 anos, é considerado um dos fundadores do Partido Socialista e o «pai» do Serviço Nacional de Saúde
António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde, cofundador do PS e antigo ministro dos Assuntos Sociais, morreu esta segunda-feira em Coimbra, aos 82 anos, disse à agência Lusa fonte dos socialistas.
O secretário-geral do PS, António Costa, decretou luto partidário, com a bandeira socialista a meia haste em todas as sedes de país, após a morte do fundador deste partido e antigo ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut.
Estas primeiras decisões de António Costa foram transmitidas à agência Lusa por fonte oficial do PS.
“O PS está de luto com o falecimento de António Arnaut, nosso presidente honorário. Fundador do PS, militante dedicado, honrou-nos como deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República e como governante”, referiu António Costa, aqui numa primeira alusão às funções que este destacado advogado de Penela desempenhou como ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional liderado por Mário Soares.
De acordo com António Costa, “para sempre” o nome de António Arnaut “será indissociável da conceção e criação do Serviço Nacional de Saúde, grande conquista do Portugal de Abril”.
“Para a eternidade todos o recordaremos justamente como o pai do SNS. À sua esposa, filhos e netos envio um abraço fraterno”, acrescenta o líder socialista na sua nota.
O antigo ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde e presidente honorário dos socialistas, morreu hoje em Coimbra, aos 82 anos.
Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
Poeta e escritor, António Arnaut envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.
António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, concelho de Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.
[em atualização]
Mais:
Este jovem já foi colaborador do Sporting e é um dos 23 invasores da Academia
Desportivo das Aves conquista Taça de Portugal pela primeira vez
Não há memória de um gesto tão feio de Coentrão após perder a final da Taça [vídeo]
Proprietário do BMW que esteve na fuga de Alcochete: “Culpado é Bruno de Carvalho”
XXIII Globos de Ouro: veja os piores looks da noite de gala
Depois de sair da SIC, Rita Ferro Rodrigues é gozada nos Globos de Ouro
Sim, elas [algumas] estão lindas nos Globos de Ouro, mas veja-as de robe… horas antes
Globos De Ouro: E o galardão para os melhores vestidos da noite vai para… (fotos)
Siga a Impala no Instagram