Morreu Aureliano Veloso, pai do cantor Rui Veloso

Aureliano Veloso, pai do músico Rui Veloso, e primeiro presidente da câmara do Porto após o 25 de abril, morreu esta quarta-feira, aos 95 anos.

Morreu Aureliano Capelo Veloso, primeiro presidente da câmara do Porto eleito após o 25 de abril, e pai do cantor Rui Veloso, aos 95 anos, avança o Jornal de Notícias.

Nascido na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, em 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Capelo Pires Veloso, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1949. Entre 1977 e 1979, desempenhou funções enquanto autarca da cidade. Candidato à presidência da República em 1980 que ficou conhecido como o «vice-rei do Norte».

Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto. Segundo a mesma publicação, as cerimónias fúnebres realizam-se esta quinta-feira às 16:30 horas, no Tanatório de Matosinhos.

Marcelo Rebelo de Sousa lamenta morte de Aureliano Veloso

O Presidente da República lamentou esta quinta-feira, 13 de junho, a morte de Aureliano Veloso, o primeiro presidente da Câmara do Porto democraticamente eleito, sublinhando a sua dedicação à causa pública e o seu «contributo decisivo» para a afirmação do poder local.

«Figura destacada na vida cívica e política do Norte do país, Aureliano Veloso deu um contributo decisivo para a afirmação e consolidação do nosso poder local», refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada na página eletrónica oficial da Presidência da República.

Destacando a sua «verticalidade de caráter» e as suas qualidades «pessoais e profissionais», Marcelo Rebelo de Sousa diz que Aureliano Veloso «será recordado como um democrata e como um homem de princípios e valores, e como um cidadão empenhado, de forma exemplar, no serviço à causa pública e ao bem comum».

LEIA MAIS

Previsão do tempo para quinta-feira, 13 de junho de 2019

Duas mulheres de 70 anos morrem atropeladas em Oliveira do Bairro

Impala Instagram


RELACIONADOS