Morreu a cantora Dina aos 62 anos
Dina venceu o Festival RTP da Canção com a música Amor de Água Fresca e representou na altura Portugal na Eurovisão
Morreu, aos 62 anos, a cantora Dina. Venceu o Festival RTP da Canção com a canção Amor de Água Fresca e representou, nesse ano, 1992, Portugal na Eurovisão. Lutava desde 2006 contra uma fibrose pulmonar. Morreu na noite desta quinta-feira, dia 11 de abril, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa.
Ondina Maria Farias Veloso nasceu a 18 de junho de 1956, em Carregal do Sal, distrito de Viseu, e, apesar de ter começado no teatro, depressa descobriu que era a música que a completava. Em 1975, entra como vocalista para a formação do grupo Quinteto Angola e grava dois EP para a editora Rádio Triunfo.
É a 7 de março de 1980 que se torna conhecida do público, na 17.ª edição do Festival RTP da Canção, quando apresenta o tema Guardado em Mim. O famoso single Há Sempre Música Entre Nós é lançado em 1981 e, no ano seguinte, volta a concorrer ao Festival RTP da Canção. Em 1992, vence o Festival RTP da Canção com Amor de Água Fresca – poema de Rosa Lobato de Faria –, mas consegue apenas o 17.º lugar na Eurovisão.
Lança vários álbuns e dá voz a um dos temas principais da primeira telenovela portuguesa, Vila Faia, da autoria de Rosa Lobato de Faria e Vítor Mamede. Ao longo dos anos, volta a compor temas para bandas sonoras de novelas.
Comemorou 30 anos de carreira com um concerto no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa, no dia 26 de setembro de 2009. Estava impedida de cantar há vários anos devido à doença.
Siga a Impala no Instagram