OMS declara Monkeypox como surto de emergência de saúde pública internacional
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, quando estão notificados mais de 16 mil casos em 75 países.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, tendo em conta a extensão do surto a mais de 70 países. A decisão foi anunciada este sábado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apesar da falta de consenso entre os membros do comité de emergência.”Sei que não foi um processo fácil nem direto e há visões divergentes entre os membros do comité”, disse. “Temos um surto que se está a espalhar rapidamente à volta do mundo, do qual sabemos muito pouco e que cumpre os critérios dos regulamentos internacionais de saúde”, adiantou em conferência de imprensa, após a reunião do Comité de Emergência para avaliar a evolução da doença no mundo.
Perante isso, Tedros Adhanom Ghebreyesus anunciou que “o surto global de Monkeypox representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, estabelecendo recomendações para quatro grupos de países.
INEM abre processo de inquérito para apurar atraso na assistência a idosa que morreu em Lisboa
O INEM anuncia que abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias do atraso na assistência a uma mulher em Lisboa, que esteve mais de uma hora na rua à espera de ambulância e acabou por morrer (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram