ONU lamenta delicada situação de vulnerabilidade das crianças aos desastres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou hoje a delicada situação das crianças em consequência das catástrofes que atingiram o mundo e destacou a aposta na educação como ferramenta chave para reduzir os riscos para todos.

ONU lamenta delicada situação de vulnerabilidade das crianças aos desastres

“Quando os desastres ocorrem, causam enorme devastação às pessoas, sociedades e economias. As repercussões da morte, destruição e deslocamento são inimagináveis ??(…). Ninguém está seguro, mas as crianças são especialmente vulneráveis”, afirmou numa declaração por ocasião do Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres.

António Guterres alertou que o aumento — tanto em frequência como em intensidade — de desastres fez com que o número de crianças afetadas por inundações destrutivas em todo o mundo tenha atingido “os níveis mais elevados em mais de três décadas”, destacando entre as “repercussões mais graves” desta realidade a interrupção da educação ou dos cuidados de saúde.

O ex-primeiro-ministro português salientou que a educação é fundamental, não só para proteger as crianças, mas também para permitir que participem na tomada de decisões para reduzir os riscos para todos”, instando os governos de todo o mundo a cumprirem as suas obrigações para com as gerações futuras de construir um futuro mais seguro e mais resiliente.”

VP // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS