Papa Francisco continua em estado crítico mas estável
O Papa Francisco continua em estado crítico, mas estável, ao entrar no 12.º dia de internamento no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia nos dois pulmões, informou hoje o Vaticano.

“As condições clínicas do Santo Padre permanecem críticas, mas estáveis. Não se registaram episódios respiratórios agudos e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis”, refere o boletim médico divulgado hoje à noite pelo Vaticano.
O Papa Francisco está a receber oxigénio e a ligeira insuficiência renal que sofreu no domingo “não é motivo de preocupação”.
Segundo o Vaticano, o Papa, de 88 anos, foi submetido a uma tomografia computadorizada para verificar o estado da infeção pulmonar, mas os resultados do exame ainda não foram divulgados.
Os médicos afirmam que o prognóstico continua a ser reservado.
“De manhã, depois de ter recebido a Eucaristia, retomou as suas atividades profissionais”, referiu o Vaticano.
De acordo com a Santa Sé, Francisco estava hoje suficientemente bem para se reunir no Hospital Gemelli, em Roma, com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e respetivo adjunto para aprovar novos decretos de candidatos a possíveis santos.
Na segunda-feira à noite, os médicos haviam dito que Francisco continuava em estado crítico com pneumonia dupla, mas relataram uma “ligeira melhoria” em alguns resultados laboratoriais.
No boletim mais otimista dos últimos dias, o Vaticano disse que Francisco tinha retomado o trabalho a partir do seu quarto de hospital, telefonando para uma paróquia na cidade de Gaza com a qual tem mantido contacto desde o início da guerra.
No domingo, o Vaticano disse que o Papa continuava em estado crítico e que alguns exames de sangue indicavam uma insuficiência renal leve, mas sob controlo.
O Papa Francisco foi hospitalizado em 14 de fevereiro, na sequência de uma pneumonia nos dois pulmões e teve uma crise respiratória na sexta-feira, que agravou o seu estado de saúde.
JYFR (JSD) // JMR
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram