PCP quer ministro da Saúde no parlamento para explicar novo caso de «legionella»
O PCP afirma que o surto de Legionella coloca «em evidência a falta de investimento numa área fundamental para a saúde pública»
O PCP quer que o ministro da Saúde vá ao parlamento explicar o caso de ‘legionella’ no hospital S. Francisco Xavier, envolvendo pelo menos 24 doentes, que considera colocar em «evidência a falta de investimento» no controlo da doença.
«A deteção, para já, de 18 doentes e um trabalhador no Hospital S. Francisco Xavier, infetados por uma bactéria do género ‘legionella’ coloca, mais uma vez, em evidência a falta de investimento numa área fundamental para a saúde pública que é o controlo desta doença», refere o PCP, num comunicado divulgado este domingo.
A situação «é ainda mais preocupante, quando anteriormente se verificaram situações semelhantes em outras unidades hospitalares», apontam os comunistas, acrescentando que «a gravidade e dimensão deste caso está ainda longe de ser conhecida».
A Direção-geral da Saúde confirmou no sábado a existência de 19 casos de doença dos legionários detetados no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, desde o dia 31 de outubro. Este domingo o Serviço Nacional de Saúde admitiu já terem sido diagnosticados 24 casos desde dia 31.
Veja mais notícias em destaque:
Siga a Impala no Instagram