Finalizada a perfuração de túnel vertical para resgatar Julen
A perfuração do túnel vertical que permitirá o resgate de Julen foi finalizada na noite desta segunda-feira, dia 21 de janeiro.
As autoridades iniciaram na noite desta segunda-feira, dia 21 de janeiro, a fase decisiva do resgate de Julen, o menino de dois anos que caiu, no passado domingo, dia 13 de janeiro, num poço em Málaga, Espanha. Os trabalhos para a criação de mais um poço vertical foram concluídos, segundo avança o jornal ‘Sur’.
LEIA MAIS: 2 mortos e 5 feridos em acidente com autocarro em Matosinhos
Segundo o site ‘El Español’, foram necessárias 54 horas e não as esperadas 15 horas.
Ao oitavo dia do resgate, as equipas ainda só tinham conseguido perfurar 52 dos 60 metros necessários do túnel. A dureza do terreno estava a dificultar os trabalhos.
O próximo passo será utilizar a cápsula, construída por ferreiros locais, para chegar até Julen.
A cápsula de 300 quilos que vai levar os mineiros até Julen
A cápsula de 300 quilos que levará os mineiros até Julen foi pensada pelo Consórcio Provincial de Bombeiros de Málaga e executada em poucos dias por ferreiros locais. Segundo o ‘El País’, trata-se de uma espécie de elevador que deslizará pelo túnel com o auxílio de uma grua.
De acordo com a mesma publicação, os operacionais estiveram na manhã de domingo, dia 21 de janeiro, já com a grua e a cápsula no local, a preparar o terreno em torno da cavidade, para facilitar o trabalho dos mineiros.
A cápsula permitirá levar dois mineiros que irão construir uma galeria horizontal para ligar este túnel à câmara onde está Julen.
O diretor técnico do Consórcio Provincial de Bombeiros, Julián Moreno, explicou que a cápsula é feita de ferro e tem 1,05 metros por 2,5 metros de altura e pesa cerca de 300 quilos.
LEIA MAIS: Esta é a cápsula de 300 quilos que vai levar os mineiros até Julen
Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais
Siga a Impala no Instagram