Por que é que o coronavírus afeta mais os homens?

Estas estatísticas já se tinham verificado em 2003, com o surto de SARS (síndrome respiratória aguda grave) e de MERS (síndrome respiratória do Médio Oriente)

Por que é que o coronavírus afeta mais os homens?

O Coronavírus está a afetar maioritariamente adultos de meia idade e pessoas idosas. Na passada semana o centro chinês de controlo e prevenção de doenças publicou um estudo que revelou que a taxa de mortalidade das mulheres (1,7%) tem-se verificado mais baixa, em comparação com a dos homens (2,8%).

LEIA DEPOIS Meteorologia: A previsão do tempo para este sábado, 29 de fevereiro

Estas estatísticas já se tinham verificado em 2003, com o surto de SARS (síndrome respiratória aguda grave) e de MERS (síndrome respiratória do Médio Oriente), segundo o The New Times.

Mas porquê?

O sistema imunitário das mulheres tem um forte impacto nas estatísticas. “Esse é um padrão que vimos em muitas infecções virais do trato respiratório – os homens podem ter resultados piores” explica Janine Clayton, investigadora de saúde feminina, ao The New York Times. Contudo, factores biológicos e estilo de vida são igualmente factores a ter em conta.

Mas segundo um grupo de investigadores de vários institutos de Wuhan, que analisou os primeiros 99 doentes que deram entrada nos hospitais da localidade, concluiu que o vírus afeta mais homens do que mulheres, em específico quem já sofre de algum tipo de problema de saúde, sobretudo doenças crónicas como cardiovasculares, cerebrovasculares, do sistema endócrino, digestivo, respiratório, nervoso ou tumores malignos. A média de idade dos doentes dos pacientes de 55,5 anos.

Importa também referir que na China, país onde começou o vírus e onde existem mais pessoas afetadas, só 2% das mulheres é que fumam, mas é o país com mais fumadores a nível mundial.

“Os homens chineses têm taxas de diabetes tipo 2 e de pressão alta mais alta do que as mulheres, o que aumenta o risco de complicações após a infeção pelo coronavírus”, afirma o The New York Times.

LEIA MAIS Coronavírus: OMS eleva nível de risco para «muito elevado»

Impala Instagram


RELACIONADOS