Estes são os portugueses que abastecem mais combustível por semana
Estudo revela que os portugueses abastecem, em média, 20 litros de combustível por semana. Mas existem algumas exceções.
Olhando para os resultados do estudo TGI da Marktest, na vaga global de 2020, seis milhões e 684 mil indivíduos dizem ter comprado combustível ao longo dos últimos 12 meses. O que significa que estamos perante uma percentagem de 78% dos residentes em Portugal Continental com mais 15 anos. Ou seja, três em cada quatro portugueses dizem comprar este tipo de produtos.
LEIA AINDA
Sete distritos do continente sob aviso laranja até sábado
É também possível perceber a quantidade de combustível que os portugueses abastecem em média por semana. A maioria (56,7%) diz abastecer até 20 litros por semana. Por sua vez, 37,9% realça que coloca mais do que 20 litros no depósito das viaturas.
Maiores consumidores no Grande Porto
É na zona do Grande Porto que estão situados os maiores consumidores deste tipo de produto. 48% das pessoas que compram combustíveis dizem abastecer mais de 20 litros por semana. Os indivíduos dos 35 aos 44 anos, os homens e os pertencentes às classes mais altas apresentam um padrão de consumo acima da média.
Preços voltam a subir
Os resultados deste estudo são conhecidos numa altura em que os preços dos combustíveis estão a subir de forma vertiginosa. Na próxima segunda-feira (14) o preço do gasóleo deverá aumentar 25 cêntimos por litro. Por sua vez, o valor da gasolina deverá ter uma subida de 15 cêntimos. Estes valores já têm em conta a redução temporária no valor do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.
A invasão da Ucrânia por parte da Rússia levou a um elevado aumento dos preços do petróleo. Com o barril de “brent” (aquele que serve de referência para a Europa) a chegar aos 139 dólares (126 euros). Ainda assim, este não é o único motivo que explica a frequente escalada dos preços em Portugal.
Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock
Siga a Impala no Instagram