Quatro portugueses com 17 e 18 anos premiados em concurso de Jovens Cientistas da UE
Quatro portugueses foram hoje premiados em Dublin na 30.ª edição do concurso para Jovens Cientistas da União Europeia (UE), tendo um ficado em segundo lugar da prova geral, divulgou a Comissão Europeia.
Segundo um comunicado do executivo comunitário, Francisco Miguel Araújo (17 anos), conseguiu o segundo lugar da prova geral e o prémio de honra do concurso com um projeto no domínio da Matemática, do concurso para Jovens Cientistas da União Europeia (UE), indo receber um montante de 5.000 euros e uma entrada para assistir à cerimónia dos Prémios Nobel 2018.
LEIA MAIS: Seis judocas portugueses eliminados no primeiro dia dos Europeus de juniores
Um grupo composto por João Maria Pinto Leite, Mário Ribeiro e Catarina Brandão, (todos com 18 anos), conquistaram o Prémio CarGill com um projeto na área do Ambiente.
Os jovens portugueses integram o universo de 135 estudantes, com idades entre os 14 e 20 anos, provenientes de 38 países que apresentaram 88 projetos de diversos campos científicos.
Os vencedores partilham, no total, 57 mil euros em prémios monetários e outras recompensas como visitas de estudo aos melhores centros científicos por todo o mundo.
“Fico muito animado de ver tanto talento nestes jovens cientistas e inovadores”
“Felicito os vencedores pela qualidade dos projetos que apresentaram. Fico muito animado de ver tanto talento nestes jovens cientistas e inovadores”, disse o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, citado no comunicado.
O concurso para Jovens Cientistas da UE foi lançado em 1989 pela Comissão Europeia para encorajar a cooperação e permitir aos concorrentes o contacto com investigadores.
VEJA AINDA: Portugueses mais otimistas em relação à situação profissional
Siga a Impala no Instagram