Os portugueses retidos na Argélia regressam hoje a Portugal, após denúncia do Portal de Notícias

Grupo impedido de viajar tem voo marcado para as 7 da manhã. Garantia foi dada à Impala pelo treinador de futebol, Francisco Chaló.

Os portugueses retidos na Argélia regressam hoje a Portugal, após denúncia do Portal de Notícias

O espaço aéreo foi desbloqueado para que os portugueses emigrantes na Argélia pudessem regressar ao nosso país. «Quero agradecer aos jornalistas o que fizeram. Ajudaram imenso naquilo que é o desbloqueio disto tudo», explicou Francisco Chaló, em exclusivo ao Portal de Notícias, que tinha denunciado o caso e pedido explicações ao gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. O treinador do Paradou Athletic Club, de 56 anos, contou ainda que foi «o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros» que lhe ligou na quarta-feira,18 de março, dia em que noticiámos a situação desesperada dos emigrantes na Argélia.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Depois da Netflix, YouTube baixa qualidade para evitar falhas na UE

Ministério ligou diretamente aos portugueses

«O Gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros telefonou-me para me perguntar o que é que eu precisava, o que estava em causa, o que é que era necessário no sentido de ajudar», contou o técnico, que tem feito muito sucesso na Argélia, onde é apelidado de tiki-taka, pelo futebol praticado.
O grupo de emigrantes tinha fretado um avião para regressar a casa, mas estava impedido de embarcar devido à suspensão das ligações aéreas de fora e para fora da União Europeia, anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, na passada terça-feira. Francisco Chaló, antigo treinador do Sporting da Covilhã, não irá reencontrar a mulher e os filhos quando aterrar em Portugal. O técnico vai cumprir um período de quarentena voluntária, noutro local, onde estará sozinho «para não colocar ninguém em risco».

Texto: Cynthia Valente | WiN Porto

LEIA MAIS
Primavera começou hoje com chuva e descida da temperatura

Impala Instagram


RELACIONADOS