Prepare-se para o mau tempo. Agora a culpa é da depressão Beatriz
No dia 7, é esperado um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental do continente, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
Chama-se depressão Beatriz e vai dar-nos uns dias de alerta amarelo em Portugal. Centrada a noroeste das ilhas britânicas, deixa-nos com 13 distritos em alerta amarelo esta quarta-feira, dia 7 de novembro, por causa da precipitação, do vento forte ou da agitação marítima.
“No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído pela AEMET, o nome BEATRIZ a uma depressão centrada a noroeste das ilhas Britânicas, em 59ºN 28ºW às 12 UTC do dia 6 de novembro”, alerta o IPMA, em comunicado.
“Portugal Continental será afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte associada a esta depressão, em especial as regiões Norte e Centro. Assim, para estas regiões, a passagem desta superfície frontal fria irá originar chuva persistente, que será por vezes forte entre o meio da tarde de dia 6 e a madrugada de dia 7. Prevê-se ainda queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia 6, descendo a cota para 1200/1400 metros durante a madrugada de dia 7”, lê-se ainda.
LEIA MAIS: Previsão do tempo para quarta-feira, 7 de novembro de 2018
O vento será moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 km/h, e forte nas terras altas, com rajadas que serão da ordem de 100 km/h. A região Sul terá períodos de chuva a partir do final do dia 6 e a manhã de dia 7. O vento será moderado a forte, por vezes com rajadas até 80 km/h, no litoral e nas terras altas desta região.
No dia 7, é esperado um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental do continente, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
A influência desta depressão em Portugal será sentida também em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.
Siga a Impala no Instagram