Qualidade da água dos rios costeiros do Brasil atinge melhor nível desde 2016

Um estudo da organização SOS Mata Atlântica concluiu que a qualidade da água dos rios da região costeira do Brasil atingiu em 2023 o melhor nível em oito anos, embora nenhum dos afluentes apresente um nível ótimo.

Qualidade da água dos rios costeiros do Brasil atinge melhor nível desde 2016

Das amostras testadas pela organização não-governamental (ONG) brasileira, 85% apresentaram qualidade boa ou regular, contra 15% com uma qualidade de água má ou péssima, o que significa que não pode ser utilizada para abastecimento humano ou atividades de lazer, declarou na quinta-feira a ONG ambientalista.

Os resultados, baseados em amostras de água recolhidas em 129 rios de 16 estados brasileiros pela organização, representam uma melhoria em relação a 2022, quando 82% dos pontos testados indicaram qualidade boa ou regular e 18% má ou péssima.

Em 2016, primeiro ano da medição, 35% dos trechos examinados tinham qualidade má ou péssima e apenas 65% apresentavam água boa ou regular.

Apesar dos avanços, a ONG salientou que os rios da Mata Atlântica, como é conhecida a floresta tropical que ladeia o litoral, estão fragilizados devido às condições precárias de saneamento básico, com menos da metade da população a ter acesso a esse serviço.

“Vemos uma tendência de melhora, mas a situação de alerta em relação aos rios da Mata Atlântica persiste”, referiu num comunicado o coordenador da iniciativa, Gustavo Veronesi, alertando ainda para o crescimento desordenado das cidades na região costeira, a mais populosa do Brasil.

Um dos focos vermelhos de poluição apontados pelo relatório é Pinheiros, rio que atravessa parte de São Paulo. As amostras de água aí recolhidas indicaram péssima qualidade, apesar das recentes tentativas de descontaminação por parte do governo regional.

O Tietê, o principal rio da cidade, também apresenta enormes desafios na recolha e tratamento de águas residuais domésticas, de acordo com o relatório.

CAD // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS