Quatro mortes registadas após tempestade tropical no México
Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência da passagem da tempestade tropical Lidia pelo estado de Baixa Califórnia Sul, no noroeste do México, informaram, esta sexta-feira, as autoridades.
Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência da passagem da tempestade tropical Lidia pelo estado de Baixa Califórnia Sul, no noroeste do México, informaram, esta sexta-feira, as autoridades.
A tempestade tropical Lidia tocou terra a oeste de La Paz, capital do estado da Baixa Califórnia Sul, pelas 07:15 de sexta-feira (14:15 em Lisboa).
A passagem da tempestade tropical deixou alagada a popular estância balnear de Los Cabos que também sofreu um ‘apagão’ em algumas zonas.
“Os aeroportos abriram em Los Cabos, as lojas de conveniência estão a funcionar e [a Comissão Federal de Energia] restabeleceu o serviço [de eletricidade] em 25 mil das 102 mil [casas] afetadas”, afirmou o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto na rede social Twitter.
Um edifício de quatro andares, localizado perto de um riacho em Los Cabos, colapsou na sequência de fortes chuvas e ventos, ao passo que um outro foi evacuado como medida de precaução ao terem sido sinalizados problemas estruturais.
Essa estância balnear sofreu na quinta-feira os efeitos da tempestade tropical Lidia, acumulando até 446 milímetros de água.
Com os alertas ativos desde quinta-feira, pelo menos 3.000 residentes de Los Cabos procuraram refúgio em abrigos, com a tempestade a deixar ainda aproximadamente 20.000 turistas retidos nos hotéis na sequência da suspensão de pelo menos 80 voos.
A tempestade tropical Lidia localizava-se na noite de sexta-feira a 75 quilómetros a sudoeste de Loreto e a 90 a norte do Cabo San Lázaro, movendo-se em direção a noroeste a uma velocidade de 19 quilómetros por hora, acompanhada de ventos máximos sustentados de 95 quilómetros por hora e rajadas de 110.
Segundo as previsões, as fortes chuvas vão manter-se na região durante o dia de hoje, esperando-se que a tempestade tropical perca gradualmente força e se afaste de regresso ao oceano Pacífico entre a noite de hoje e a manhã de domingo.
O 12.º ciclone da temporada no Pacífico levou à declaração de emergência em cinco municípios em Baixa Califórnia Sul.
A chuva também chegou a Sinaloa, Sonora e Colima, onde foram canceladas as aulas embora não se tenham registado danos naqueles estados.
Leia também:
Siga a Impala no Instagram