Bruxelas debate problema da seca com ministros de Portugal e Espanha
O comissário europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, revelou hoje ter debatido, em Estrasburgo, com os ministros de Portugal e Espanha, a situação de seca em ambos os países e os fundos que Bruxelas pode divulgar para apoiar o setor.
Na conta na rede social Twitter, Wojciechowski referiu ter debatido a situação da seca com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o seu homólogo espanhol, Luís Planas, “e que tipo de fundos da UE podem ser mobilizados para apoiar o setor”. Também no Twitter, a ministra da Agricultura referiu ter tido, com Planas, a “oportunidade de detalhar, junto do comissário Janusz Wojciechowski, a preocupação sobre a situação em Portugal e Espanha”. O encontro decorreu à margem de uma reunião informal de ministros da Agricultura da UE. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revela no seu mais recente relatório que, quanto à precipitação, o mês passado foi o sexto mais seco em 90 anos e o segundo pior desde 2000, superado apenas por janeiro de 2005.
LEIA DEPOIS
Conheça o segredo para secar roupa em casa
O relatório do IPMA acrescenta que o valor médio da quantidade de precipitação foi muito inferior ao normal registado entre 1971 e 2000, correspondendo a apenas 12%. “Verificou-se um agravamento muito significativo da situação, com um aumento da área e da intensidade, estando no final do mês todo o território em seca com 1% em seca fraca, 54% em moderada, 34% em severa e 11% em seca extrema”, refere o instituto. Relativamente ao índice de percentagem de água no solo, registou-se uma diminuição significativa em relação ao final do mês de dezembro, e o IPMA destaca os valores inferiores a 20% nas regiões Nordeste e Sul, com muitos locais dessas regiões a atingir “o ponto de emurchecimento permanente”.
Siga a Impala no Instagram