Sicília regista maior temperatura de sempre na Europa
A temperatura quase ‘infernal’ foi registada perto de Siracusa, na costa sudeste da ilha italiana. Novo recorde terá ainda de ser confirmado pela Organização Meteorológica Mundial.
O calor não tem dado tréguas em Itália. Prova disso é o recorde de temperatura registado nesta quarta-feira, 11 de agosto, na região da Sicília. Os termómetros subiram até aos 48,8 graus Celsius na localidade de Siracusa. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, trata-se da temperatura mais elevada na Europa desde que há registos.
Se esta temperatura for oficialmente reconhecida, ultrapassará o recorde europeu reconhecido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) de 48 graus, atingindo em Atenas em 1977 — registo que é bastante contestado por climatologistas e meteorologistas, visto que a Sicília estabeleceu um recorde não oficial de 48,5 graus em 1999.
Recorde com 44 anos vai ser batido
“Se esta temperatura for validada após ser feita a devida análise, pode tornar-se no recorde mais alto do continente europeu, batendo o recorde anterior de 48 graus, atingido em Atenas no dia 10 de julho de 1977, superando inclusive o recorde não oficial de 48,5 graus, estabelecido em Catenanuova em agosto de 1999”, disse o meteorologista Manuel Mazzoleni à agência de notícias Ansa, esta quarta-feira.
A Sicília tem sido uma das regiões italianas mais afetadas pelo calor este verão. Um dia antes, na terça-feira tinha, já atingido os 47 graus. No entanto, os termómetros voltaram a subir e a estação meteorológica de Syracuse C. da Monasteri, que integra a rede do Serviço de Informação Agrometeorológica da Sicília, registou uma temperatura de 48,8 graus pelas 13h14.
LEIA AINDA
Onda de calor atinge Portugal e temperaturas podem subir 20 graus
Uma onda de calor vai assolar a Europa na segunda metade do mês de agosto, elevando as temperaturas até mais 20 graus do que o habitual para a época e Portugal não será exceção. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram