Sismo de magnitude 2.7 sentido em Oeiras e em Cascais
Um sismo de magnitude 2.7 na escala de Richter, com epicentro localizado a cerca de 10 quilómetros a sul de Oeiras, foi sentido hoje pelas 11:44 na zona de Lisboa, informou o IPMA.
“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Cascais e Oeiras”, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado. O sismo foi registado pelas 11h44 nas estações da Rede Sísmica do continente, com magnitude 2.7 (Richter) e epicentro a cerca de 10 quilómetros a sul de Oeiras.
Sismo de grande magnitude em Portugal «matará 17 mil a 27 mil pessoas»
Portugal pode sofrer a qualquer momento um sismo e um tsunami de grandes proporções, semelhantes aos que aconteceram na Indonésia, no Natal de 2004, alertam especialistas em terramotos. O alerta não é novo, mas volta a impor-se, com o aumento da actividade sísmica nos Açores e o sismo desta manhã na Grande Lisboa.
Edifícios em Lisboa não estão preparados
Algarve e Litoral Alentejano, além da Grande Lisboa, serão afetados gravemente pelo sismo iminente. As margens do Tejo vão voltar a sofrer o impacto de um tsunami, como o que podemos ver na imagem em que a costa japonesa é invadida por uma onda gigante.
Nem todos os edifícios estão preparados para resistir à força destruidora deste desastre natural, nem sequer os públicos, à exceção da Assembleia da Republica e de poucos outros. [… continue a ler aqui]
Siga a Impala no Instagram