Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido ao final da manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, na ilha do Faial, adiantou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
LEIA DEPOIS
Advogados entregam habeas corpus para libertar jovem que abandonou filho no lixo
De acordo com a Proteção Civil açoriana, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi «registado às 12:01 locais (mais uma hora em Lisboa) com magnitude 3,8 na escala de Richter e epicentro a cerca de 31 quilómetros a oeste/sudoeste do Capelo, na ilha do Faial».
De acordo com a informação disponível até ao momento, «o sismo foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada no Capelo e no Castelo Branco, e com intensidade III/IV nas Angústias e na Matriz, concelho da Horta», refere o comunicado.
«É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago»
A zona oeste do Faial está a registar desde o dia 3 de novembro «um ligeiro incremento» da atividade sísmica, com todos os eventos «com epicentro no mar», tal como explicou à Lusa o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
«É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 3 de novembro, sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha», adiantou no inicio do mês Rui Marques, acrescentando que «este é o terceiro incremento da atividade sísmica neste setor este ano».
Siga a Impala no Instagram