Tempestades de areia provocam cerca de 500 feridos no Iraque

Cerca de 500 pessoas foram hospitalizadas, a maioria por casos de asfixia ligeira, após uma série de tempestades de areia que começaram no domingo passado no centro e oeste do Iraque, informaram hoje fontes oficiais daquele país.

Tempestades de areia provocam cerca de 500 feridos no Iraque

“Cerca de 500 pessoas com casos de asfixia em várias áreas do Iraque foram hospitalizadas”, disse um dos porta-vozes do gabinete de informação do Ministério da Saúde iraquiano, Abás Mansur, citado pela agência de notícias espanhola Efe. Deste total, “90% são casos ligeiros”, acrescentou. Desde domingo passado, as províncias iraquianas de Bagdade, Al Anbar, Kerbala, Najaf e Saladino, no centro e oeste do país, estão a ser afetadas por tempestades de areia que se tornaram comuns no país nos últimos anos.

Para ler depois
Alterações climáticas podem duplicar frequência de grandes ciclones até 2050
As alterações climáticas podem mais do que duplicar a frequência de ciclones tropicais intensos até 2050, com ventos ainda mais fortes, segundo um estudo publicado em 27 de abril (… continue a ler aqui)

Essas tempestades de areia forçaram a interrupção do tráfego aéreo, inclusive no Aeroporto Internacional de Bagdade, devido à baixa visibilidade, avançou hoje a imprensa local. O Iraque é um país particularmente vulnerável às mudanças climáticas, que se têm multiplicado nos últimos anos. O Aeroporto Internacional de Bagdade adiantou, em comunicado, que o tráfego aéreo foi interrompido “devido ao mau tempo e a uma baixa visibilidade, de menos de 500 metros”. Em novembro passado, o Banco Mundial alertou para a possibilidade de o Iraque sofrer uma queda de 20% nos recursos hídricos até 2050 devido às mudanças climáticas.

Impala Instagram


RELACIONADOS