Alerta | Termómetros podem chegar aos 38 graus. 4 distritos em aviso amarelo
Em risco muito elevado é recomendada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam esta quinta-feira, 30 de maio, um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Todos os distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores, com exceção do Faial (grupo central) e Flores (grupo ocidental) que estão com níveis elevados, apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação UV.
O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo). O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu limpo e subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro. Espera-se que os termómetros cheguem aos 38ºC. Por essa razão, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria em aviso amarelo devido ao calor extremo. O aviso vai vigorar até às 17h de sábado.
De acordo com as previsões do IPMA, Setúbal será o distrito mais quente, com os termómetros a chegarem aos 38ºC. Em Lisboa são esperadas máximas de 35ºC. O IPMA também colocou o distrito de Faro em alerta amarelo devido à agitação marítima.
Veja aqui as temperaturas para hoje.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 30 de maio
Mulher suicida-se depois de vídeo sexual ser partilhado entre colegas de trabalho
Siga a Impala no Instagram