Vírus: Organização Mundial de Saúde opõe-se a restrições de viagens

A Organização Mundial de Saúde (OMS) opôs-se hoje à restrição de viagens, apesar de o surto do novo coronavírus na China ser uma emergência de saúde pública internacional.

Vírus: Organização Mundial de Saúde opõe-se a restrições de viagens

A Organização Mundial de Saúde (OMS) opôs-se hoje à restrição de viagens, apesar de o surto do novo coronavírus na China ser uma emergência de saúde pública internacional. “A OMS não recomenda a restrição de viagens, as trocas comerciais e os movimentos [de pessoas] e opõe-se mesmo a todas as restrições de viagens”, afirmou em conferência de imprensa Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da OMS, na sede da organização, em Genebra, Suíça.

Justificando a declaração de emergência de saúde pública internacional, hoje decidida pela organização, o diretor-geral da OMS disse que a “grande preocupação é a possibilidade de o vírus se propagar a países onde os sistemas de saúde são mais frágeis”. “Não se trata de um voto de desconfiança em relação à China”, frisou Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado pela agência noticiosa AFP.

LEIA DEPOIS
Detida enfermeira suspeita de ter envenenado cinco bebés com morfina

Bombeiros começam a receber indicações da Proteção Civil

Entretanto, a Proteção Civil  (ANEPC)já começou a avisar os bombeiros – segundo indicação da DGS e através de um manual dirigido às corporações –  sobre as medidas a adotar perante doentes que suspeitem estar infetados com o novo coronavírus. Devem usar máscara, bata, proteção ocular e luvas. Depois de vários países europeus terem confirmado a presença do coronavírus, é a vez da Itália registar duas pessoas infetadas com esta pneumonia. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

LEIA MAIS
Dona e cão vendem bolos para pagar quimioterapia do animal
Coronavírus | Marcelo fala sobre os netos que vivem na China

Impala Instagram


RELACIONADOS