YouTube sanciona ‘blogger’ Logan Paul após polémico vídeo sobre suicídio

A plataforma vídeo YouTube sancionou o norte-americano Logan Paul, depois de o ‘blogger’ ter publicado imagens de um suicida

YouTube sanciona 'blogger' Logan Paul após polémico vídeo sobre suicídio

A plataforma vídeo YouTube sancionou o norte-americano Logan Paul, depois de o ‘blogger’ ter publicado imagens de um suicida, afastando-o de dois projetos e cortando a sua exposição publicitária.

No início do mês, o jovem, de 22 anos, gerou polémica por ter difundido imagens de uma pessoa enforcada numa árvore na floresta japonesa Aokigahara, perto do monte Fuji, conhecida pelo elevado número de suicídios.

As imagens foram retiradas do ‘site’ poucas horas depois. No entanto, segundo vários meios de comunicação social norte-americanos, tinham registado previamente mais de seis milhões de visualizações.

O vídeo, que deu a conhecer através da rede social Vine, mostrava imagens de Logan Paul e mais alguns amigos a encontrarem o corpo e a fazerem algumas piadas a rirem sobre a presença do cadáver.

O conhecido ‘blogger’ pediu desculpas aos cerca de 15 milhões de seguidores.

No entanto, o YouTube decidiu suspender os projetos que estavam em preparação com Logan Paul, anunciou na quarta-feira um porta-voz da plataforma à agência de notícias francesa AFP.

O ‘blogger’ trabalhava na sequência do filme “The Thinning”, difundido o ano passado na YouTube Red, que oferece conteúdos desenvolvidos especificamente para a plataforma.

O YouTube também indicou que Logan Paul não vai aparecer na quarta temporada da série do YouTube “Foursome”, da qual era um dos principais personagens.

A plataforma decidiu também retirá-lo do portefólio “Google Preferred”, que oferece aos anunciantes acesso a 5% dos conteúdos mais vistos do YouTube.

A filial da Google indicou na terça-feira que vai anunciar em breve medidas “para garantir que um vídeo como aquele [não seja] jamais difundido” na sua plataforma.

A polémica no Youtube

Ana Galvão, de 43 anos, está bastante preocupada com a educação do filho Pedro, de 8 anos, fruto do ex-relacionamento com Nuno Markl.

A locutora das tardes da Rádio Renascença exprimiu o seu desagrado perante a «legião de jovens YouTubers» que estão a ensinar «barbaridades» às crianças e jovens que seguem o seu trabalho assim como pela sociedade em que vivemos que para umas coisas está demasiado atenta e para outras, nem tanto.

«Há, de facto, um grupo de youtubers, que gravam vídeos sem parar, que têm fãs aos molhos, e que, todos os dias, apresentam ao mundo conteúdo falado em mau português, cheio de palavrões, obscenidades, apelo a insultar os pais, e ainda, desafios para as crianças serem rebeldes na escola. Incrível. Mesmo que se proíba um filho a ver isto em casa, chegará à escola e verá no telefone de um colega, ou saberá de tudo através das conversas (alguma criança no mundo quer estar fora do círculo social da sua turma?).» afirma, em certa parte do texto partilhado na sua conta do Facebook, a ex-mulher de Nuno Markl.

Ana Galvão continua ainda, ridicularizando o facto de nos dias de hoje a ambição dos jovens passar por serem iguais a estes youtubers que vêm no computador e que «apresentam ao mundo conteúdo falado em mau português».

 

Impala Instagram


RELACIONADOS