Atualização | Ministra da Saúde confirma dois casos de coronavírus em Portugal
A ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou esta segunda-feira que há dois casos de coronavírus no Porto. Um dos doentes, que esteve em Valência, aguarda ainda uma validação de uma segunda análise.
Há dois casos confirmados de coronavírus em Portugal. A notícia foi confirmada em conferência de imprensa com a ministra da Saúde, Marta Temido, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales e o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge-INSA, Fernando Almeida.
Segundo Marta Temido o primeiro caso confirmado diz respeito a um homem de 60 anos, que teve os primeiro sintomas a 29 de fevereiro, e cujo estado de saúde é estável. Um segundo doente, de 33 anos, teve uma primeira análise positiva, e aguarda validação desta análise pelo Instituto Ricardo Jorge. O link epidemiológico é de Valência, em Espanha.
LEIA DEPOIS
Coronavírus em Portugal A minha empresa obriga-me a trabalhar de casa. Que direitos tenho?
Maior controlo aos passageiros provenientes de Itália
A ministra anunciou também que uma das medidas adotadas para conter a propagação do Covid-19 passa por implementar um maior controlo aos passageiros provenientes de Itália. Será aplicada uma «rastreabilidade de contactos e reforço da informação aos provenientes dessas regiões [Itália e China], no sentido de insistir para que estejam atentas ao seu estado de saúde».
A diretora-deral da Saúde, Graça Freitas, pede às pessoas estejam atentas ao seu estado de saúde e se tiverem sintomas que liguem para a linha de apoio Saúde 24, evitando assim os centros de saúde.
O Covid-19 teve origem na China, em dezembro de 2019, e já infetou mais de 86 mil pessoas em 60 países. Morreram cerca de três mil.
Texto: Carla S. Rodrigues
Siga a Impala no Instagram