Atualização | Ministra da Saúde confirma dois casos de coronavírus em Portugal

A ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou esta segunda-feira que há dois casos de coronavírus no Porto. Um dos doentes, que esteve em Valência, aguarda ainda uma validação de uma segunda análise.

Atualização | Ministra da Saúde confirma dois casos de coronavírus em Portugal

Há dois casos confirmados de coronavírus em Portugal. A notícia foi confirmada em conferência de imprensa com a ministra da Saúde, Marta Temido, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales e o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge-INSA, Fernando Almeida.

Segundo Marta Temido o primeiro caso confirmado diz respeito a um homem de 60 anos, que teve os primeiro sintomas a 29 de fevereiro, e cujo estado de saúde é estável. Um segundo doente, de 33 anos, teve uma primeira análise positiva, e aguarda validação desta análise pelo Instituto Ricardo Jorge. O link epidemiológico é de Valência, em Espanha.

LEIA DEPOIS
Coronavírus em Portugal A minha empresa obriga-me a trabalhar de casa. Que direitos tenho?

Maior controlo aos passageiros provenientes de Itália

A ministra anunciou também que uma das medidas adotadas para conter a propagação do Covid-19 passa por implementar um maior controlo aos passageiros provenientes de Itália. Será aplicada uma «rastreabilidade de contactos e reforço da informação aos provenientes dessas regiões [Itália e China], no sentido de insistir para que estejam atentas ao seu estado de saúde».

A diretora-deral da Saúde, Graça Freitas, pede às pessoas estejam atentas ao seu estado de saúde e se tiverem sintomas que liguem para a linha de apoio Saúde 24, evitando assim os centros de saúde.

O Covid-19 teve origem na China, em dezembro de 2019, e já infetou mais de 86 mil pessoas em 60 países. Morreram cerca de três mil.

Texto: Carla S. Rodrigues

Impala Instagram


RELACIONADOS