Áustria. Escolas reabrem em maio, por etapas e com turmas divididas
O Governo da Áustria anunciou hoje que os alunos vão regressar às escolas a partir de 04 maio, em três etapas, com as turmas divididas e as aulas limitadas a dois ou três dias por semana.
O Governo da Áustria anunciou hoje que os alunos vão regressar às escolas a partir de 04 maio, em três etapas, com as turmas divididas e as aulas limitadas a dois ou três dias por semana.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para sábado, 25 de abril
As três etapas são definidas por idades, começando, a 04 de maio, pelos alunos que têm de fazer exames do final do secundário ou de passagem de ano nas escolas técnicas e profissionais.
Na segunda etapa, a partir de 15 de maio, regressam à escola os alunos do ensino básico (6 a 14 anos) e, na terceira, marcada para 29 de maio, os restantes alunos, anunciou, em conferência de imprensa, o ministro da Educação austríaco, Heinz Fassmann.
As turmas vão ser divididas em dois grupos, em média de 11 alunos cada, que irão às aulas em dias diferentes.
Nos dias em que não tenham aulas presenciais, os alunos terão de realizar atividades em espaços educativos, como ginástica ou música, disciplinas que ficam suspensas até ao final do ano letivo.
As aulas não se vão prolongar para o verão, segundo o ministro, mas o próximo ano letivo pode começar mais cedo do que é habitual. Na primária não haverá retenções de alunos, excetuando os casos em que os pais o peçam expressamente.
Os alunos de todas as idades serão encorajados a lavar frequentemente as mãos e, os maiores de dez anos, terão de usar máscara nos intervalos.
O ministro advertiu que este calendário pode ser suspenso se for detetado um aumento dos contágios por coronavírus no país ou se houver problemas no regresso às escolas noutros países europeus. As universidades manterão as aulas à distância até ao final do ano letivo.
A Áustria foi o primeiro país europeu a levantar restrições impostas para conter a propagação do novo coronavírus, com a reabertura, a 14 de abril, dos pequenos estabelecimentos comerciais, com menos de 400 m2.
Segundo o plano então anunciado, os estabelecimentos comerciais maiores serão autorizados a abrir a 01 de maio, mas restaurantes, hotéis ou cabeleireiros só a partir de meados de maio, com cuidados especiais.
Os grandes eventos públicos continuarão proibidos pelo menos até 31 de agosto e não há data prevista para a reabertura de cinemas e teatros, piscinas, recintos desportivos e ginásios, encerrados desde que foi decretado o confinamento, a 16 de março.
Museus, bibliotecas e cinemas ao ar livre podem reabrir em meados de maio, mas os museus estatais decidiram não reabrir antes de 01 de julho.
LEIA MAIS
Apoio às empresas que aderiram ao lay-off começa a ser pago hoje
Pontos de Venda das Nossas Revistas
Siga a Impala no Instagram