Bebés Matilde e Natália já tiveram alta hospitalar
As meninas, que sofrem de Atrofia Muscular Espinhal tipo 1, receberam o tratamento com Zolgensma esta terça-feira, 27 de agosto.
As bebés Matilde e Natália tiveram alta esta quarta-feira, 28 de agosto, um dia após terem recebido o tratamento com o medicamento mais caro do mundo, Zolgensma.
LEIA DEPOIS
Urgência da Maternidade Bissaya Barreto irá afinal manter-se aberta
As meninas, que sofrem de Atrofia Muscular Espinhal tipo 1 encontram-se bem e já estão em casa, apesar de continuarem sob vigilância médica. É obrigatória a realização de análises todas as semanas, para acompanhar a evolução da doença.
Efeitos positivos só daqui a um mês
O tratamento com o Zolgensma foi administrado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e correu «muitíssimo bem», revelou a equipa médica encarregue do caso das bebés. A neuropediatra Teresa Moreno realçou, no início da semana, que a terapêutica não cura a doença, mas trava. Efeitos positivos deverão começar a ser sentidos dentro de um mês. «As meninas continuarão com a sua vida normal, com ventilação de apoio. É um medicamento recente, baseado em ensaios clínicos com poucos doentes, não há um acompanhamento, o maior até agora é de quatro anos. É previsível que exista algum efeito positivo daqui a um mês. Antes de um mês, não», explicou.
Saiba que destino terá o dinheiro doado a Matilde aqui.
Siga a Impala no Instagram