Lote de bolachas contaminadas com óxido de etileno retiradas do mercado
Autoridade Regional das Atividades Económicas da Madeira alerta para um lote de bolachas contaminadas com sementes provenientes da Índia.
A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) da Madeira alerta nesta terça-feira, 10 de agosto, para o risco de consumo de bolachas Crich. De acordo com a ARAE, as bolachas contaminadas contêm “sementes de sésamo provenientes da Índia […] com óxido de etileno”. Em causa está um lote específico das Bio Crackers, Sésamo e Alecrim com Azeite Virgem Extra. Em comunicado, a ARAE esclarece que o lote será retirado imediatamente do mercado, após um alerta da Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF). A ARAE explica que o lote 5.920 tem sementes de sésamo contaminadas com óxido de etileno “em níveis superiores ao Limite Máximo de Resíduos”.
Bolachas contaminadas constituem “risco grave para a saúde humana”
“Esta constatação constitui um risco grave para a saúde humana, uma vez que o óxido de etileno está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B, em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho. Além disso, o óxido de etileno não está aprovado como substância ativa para utilização em produtos fitofarmacêuticos na União, como refere o Regulamento de Execução (UE) 2020/1540, da Comissão, de 22 de outubro de 2020, que altera o Regulamento de Execução (UE) 2019/1793 no que diz respeito às sementes de sésamo originárias da Índia.” A ARAE alerta por isso para o não consumo as bolachas do lote em causa.
LEIA AGORA
Sabe qual é o supermercado mais barato em Portugal?
Em Portugal, de acordo com a Deco, o supermercado mais barato é o Jumbo. Seguem-se Modelo, Continente, Lidl, Pingo Doce, Intermarché e Minipreço (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram