Carla Costa: Conheça a primeira portuguesa selecionada para bater Recorde Europeu de Paraquedismo

Carla Costa, de 45 anos, é natural de Lisboa e é a representante portuguesa no Women On Wings 2018 – Recorde Europeu Feminino de Paraquedismo

Carla Costa é a representante portuguesa no Women On Wings 2018 – Recorde Europeu Feminino de Paraquedismo, em grande formação, que se irá realizar de 30 de Julho a 3 de Agosto em Kharkov, na Ucrânia.

LEIA MAIS: Primeira mulher a comandar um patrulha oceânico da Marinha tomou posse

Com 45 anos, natural de Lisboa, fez o seu primeiro salto em 1993 e é instrutora de queda-livre da Federação Portuguesa de Paraquedismo. Com mais de 5000 saltos, conta com um currículo recheado de competições nacionais e internacionais.

Sagrou-se campeã nacional inúmeros anos consecutivos na disciplina de voo de formação a 4, mas é desde há 3 anos que se tornou experiente em grandes formações.

120 mulheres juntas para conseguirem atingir novo Recorde Europeu Feminino de Paraquedismo em grande formação

Espera-se um evento único que poderá ser assistido nos céus de Kharkov, na Ucrânia. Women On Wings – 120 mulheres unem-se com um único objetivo, o de estabelecer um novo recorde europeu feminino de paraquedismo em grande formação.

São as voadoras mais talentosas que a Europa tem para oferecer, tendo sido especialmente selecionadas e provenientes de mais de 20 países – Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

LEIA TAMBÉM: Daniela e Isabel são o primeiro casal homossexual a ter um filho através da Maternidade Partilhada

As 120 mulheres são lideradas por uma equipa de seis capitãs: Kate Cooper-Jensen (Dinamarca), Lesley Gale (Reino Unido), Lise Nansen (Noruega), Marloes Swarthoff (Holanda), Maxine Tate (Reino Unido) e Alia Veselova (Rússia), altamente experientes num total de mais de 40.000 saltos. Atualmente o recorde europeu está registado em 101 mulheres, foi realizado na Rússia em 2014, sendo que o objetivo agora é aumentar a fasquia em 20%.

Foram necessários dois anos de planeamento e preparação para organizar este evento, cada participante foi-se preparando e treinando separadamente antes de se juntarem na Ucrânia.

O paraquedismo é um desporto em que homens e mulheres competem lado a lado em igualdade de condições. As mulheres tendem a se sobressair, pois são bastante flexíveis, gerem bastante bem a pressão e trabalham extraordinariamente bem em equipa.

Women On Wings junta mulheres de 20 país diferentes da europa em nome do desporto feminino

Women On Wings pretende também que este recorde traga um impacto positivo para o paraquedismo bem como para as mulheres no desporto e na vida em geral. O Women On Wings irá ter lugar no aeródromo de Korotich, Kharkov, na Ucrânia. As paraquedistas vão saltar de dois gigantes Anotnov-72.

Este tipo de aeronave é um dos mais rápidos aviões de paraquedismo do mundo, têm a capacidade de transportar 64 paraquedistas a 15.000 pés de altitude (4,572 metros) em 7 minutos. A habilidade e engenho dos pilotos ucranianos é vital para o sucesso deste recorde, eles vão ter que pilotar estas complexas aeronaves em formação e esta será a primeira vez que dois Antonov72s voarão em formação.

Uma vez preparada e ensaiada a formação no solo, as 120 paraquedistas vão efetuar quatro saltos por dia a partir dos 15.000 pés (4,572 metros), tentando assim alcançar aquele momento mágico em que se juntam em queda-live e completam a formação que será registada como recorde europeu feminino. Todos os saltos vão ser registados por cameramans que saltam com elas.

Após cada saltos, 3 juízes qualificados, da Comité Internacional de Paraquedismo (IPC) serão responsáveis por examinar e analisar a execução da figura previamente proposta de modo a poderem homolgar o record. Este é um projeto que junta mulheres paraquedistas de todos os cantos da Europa unindo assim mais de 20 nações diferentes.

VEJA AINDA: Veja como está a primeira mulher que ganhou um reality show em Portugal

Impala Instagram


RELACIONADOS