«Cidadãos podem e devem ligar o 112 em caso de emergência», alerta o secretário de estado da Saúde
O secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales, agradeceu aos profissionais envolvidos na luta contra a pandemia da Covid-19, salientando o papel do INEM.
Durante a conferência de imprensa desta quarta-feira, 15 de abril, para a habitual atualização de informação relativa ao número de infetados por Covid-19 em Portugal, o secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales, agradeceu aos muitos profissionais envolvidos na luta contra a pandemia da Covid-19, salientando o papel do INEM, através da recolha de 3200 análises ao domicílio. Mas não só também em lares e junto da força de segurança
«E importante que as pessoas percebem que podem continuar a contar com o INEM e com os seus profissionais. Os cidadãos podem e devem ligar 112 em caso de emergência ou do agravamento do seu estado de saúde. Antes da pandemia o centro de orientação de doentes urgentes recebia 3800 chamadas, hoje recebe menos de 500 por dia», referiu António Lacerda Sales. O secretário de estado da Saúde acrescentou ainda que esta situação resulta do confinamento, mas não pode resultar do receio dos cidadãos de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde em caso de urgência».
LEIA DEPOIS
António Costa apresenta telescola e garante: «Os professores não abandonaram os seus alunos»
Operacionais do INEM com formação
Luís Meira, presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, reforçou também na conferência de imprensa desta tarde, na qual marcou presença, que as pessoas não devem ter receio de ligar o 112. «Os circuitos estão bem definidos e os operacionais têm formação e conhecimento necessário para reduzir ao máximo os riscos de contaminação».
Nas últimas 24 horas morreram, em Portugal, mais 32 pessoas vítimas da Covid-19, fazendo agora um total de óbitos de 599, desde o início da pandemia. Foram também registados mais 643 novos casos de infeção relativamente a terça-feia, elevando para 18091 o número total de casos. De acordo com o Relatório da Direção Geral da Saúde, o número de casos recuperados é de 383.
Texto: Carla S. Rodrigues
LEIA MAIS
Covid-19: Rastreios ao VIH parados e consultas suspensas
Covid-19: Trabalhadores de Ovar serão pagos a 100% enquanto durar o cerco
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram