Cláudio, de 26 anos, encontrou no pai o dador de medula óssea e a cura para a leucemia
Noticiámos a história de Cláudio, de 26 anos, em Abril. À data, o jovem de Abrantes procurava um dador de medula óssea.
Noticiámos a história de Cláudio, de 26 anos, em Abril. À data, o jovem de Abrantes procurava um dador de medula óssea.
Estava internado no Hospital dos Capuchos, em Lisboa. Sofre de leucemia mieloide aguda e precisava encontrar um dador compatível para transplante de medula óssea. Nas redes sociais, a namorada, Tatiana Damas, que estava grávida, apelava a novos dadores com peso igual ou superior a 50 kg e com menos de 45 anos para que se deslocassem aos bancos de dadores mais próximos.
LEIA MAIS: Cláudio tem leucemia e precisa de um dador de medula óssea
O diagnóstico chegou em 2015 e a doença foi estabilizada com acompanhamento médico e quimioterapia. Dois anos depois, teve uma recaída.
Mas a história de Cláudio sofreu uma reviravolta e é o pai o dador compatível. Cláudio Grácio encontrou no pai, Sebastião Grácio, a sua cura. Segundo os médicos, este é um caso raro, uma vez que entre irmãos a compatibilidade costuma ser elevada, mas nunca entre pai e filho.
«Felizmente o Cláudio conseguiu encontrar um dador compatível. O próprio pai do Cláudio será o seu dador, recebemos hoje a notícia enquanto estávamos a visitar o Cláudio. A notícia foi dada pela doutora, diz ser um caso único», pode ler-se na página de apoio ao jovem, num post feito pela namorada, que entretanto já deu à luz o segundo filho de Cláudio.
A notícia foi dada pela médica que acompanha o caso de Cláudio numa visita do pai e da namorada. Segundo declarações de Sebastião ao jornal O Mirante, foi um momento bastante emotivo.
Neste momento, Cláudio voltou a ser internado. O transplante decorrerá dentro de um mês mas o jovem de 26 anos terá novamente de fazer tratamentos de quimioterapia.
Cláudio viu o filho nascer através de videochamada
O filho mais novo de Cláudio, Gustavo, nasceu no dia 7 de maio. Foi através de video-chamada que Cláudio pôde assistir ao nascimento do filho, uma vez que se encontrava internado e em tratamentos.
LEIA MAIS: João tem dez anos, é sócio do Setúbal e precisa de um transplante de medula urgente
Siga a Impala no Instagram