Combatentes curdos cortam estradas entre o Curdistão e Mossul no norte do Iraque
Um responsável militar curdo disse que se trata “de uma medida de precaução” após o incremento das forças iraquianas que se “movimentam” perto da linha da frente dos peshmergas. A maioria da população curda votou pela independência, em referendo.
As forças curdas cortaram hoje os principais acessos por estrada entre Mossul e o Curdistão, no norte do Iraque disse à France Presse um responsável militar curdo.
“As duas principais estradas que ligam Erbil e Dohouk (Curdistão iraquiano) a Mossul estão cortadas com sacos de areia”, disse a fonte curda.
O mesmo responsável acrescenta que se trata “de uma medida de precaução” após o incremento das forças iraquianas que se “movimentam” perto da linha da frente dos peshmergas (combatentes curdos).
A tensão no Curdistão iraquiano tem-se acentuado nas últimas semanas depois de a esmagadora maioria da população ter votado pela independência do território, em referendo.
O Iraque já contestou essa pretensão e os países vizinhos que partilham territórios que os curdos consideram como seus (Turquia, Síria e Irão) já recusaram a criação de um estado curdo independente. Depois do referendo, a Turquia e o Iraque anunciaram exercícios militares conjuntos.
Leia mais artigos em destaque
Siga a Impala no Instagram