Como ultrapassar desaparecimento, doença e morte do nosso animal
«Meu Gato, Meu Cão: O Adeus» é um livro que dificilmente se lê «sem chorar». Como ultrapassar o luto da perda do nosso animal de estimação? Conheça a resposta nesta obra.
Este é o livro que ninguém gostaria de ler, se pudesse. E, «podemos assegurar, é impossível lê-lo sem chorar». Mas é um livro necessário e que pode ajudar no luto por eles e a ultrapassar a dor da perda dos melhores amigos do homem: os seus animais de estimação.
«Meu Gato, Meu Cão: O Adeus», do Dr. Frantz Cappé, médico-veterinário francês com 20 anos de experiência, é o manual ideal para os momentos mais duros que se seguem à doença e perda dos nossos amigos incondicionais.
LEIA MAIS: Testemunhos dolorosos | Como lidamos com a dor da perda
«Como ajudar os donos nestes momentos tão dolorosos? É uma constatação implacável e dramática: no dia em que acolhemos nos nossos braços um cão ou um gato, sabemos que os perderemos.
«Um gato ou um cão vive menos tempo que os humanos e felizmente, na maior parte dos casos, desaparecerá antes de nós», reconhece o autor do livro.
Esta é uma obra sobre «a vivência por vezes caótica do luto, a dificuldade em fazer com que os outros reconheçam a dimensão da sua dor…»
«Quando se aproxima o fim da vida do pequeno amigo, gato ou cão, o dono é confrontado com uma vaga de emoções que não esperava e que talvez nem compreenda: a sua angústia perante o fim da vida, o encaminhamento para a decisão de eutanasiar, o choque, quando o animal morre repentinamente na sequência de um acidente, a vivência por vezes caótica do luto, a dificuldade em fazer com que os outros reconheçam a dimensão da sua dor…»
LEIA MAIS: Luto no desporto nacional, morreu jogador do Belenenses
O luto pelos animais de estimação é normal e «Meu Gato, Meu Cão: o Adeus» ajuda a ultrapassar as várias etapas do processo, a vivência emocional nem sempre compreendida por todos, a forma de ajudar as crianças a lidar com a morte, assim como os idosos que perdem a sua única companhia.
Não são esquecidos os restantes animais que possam existir em casa. Organizado de forma simples e directa, este livro explica ainda as formalidades administrativas obrigatórias no processo de morte do animal de estimação e, até, do melhor momento para pensar em adoptar um novo amigo.
Nas palavras do Dr. Frantz Cappé, «as histórias de amor são belas porque nunca se repetem, e garanto-lhe que não existem dois animais iguais».
Siga a Impala no Instagram