Coronavírus. Há casos suspeitos em Felgueiras que não estão a cumprir o isolamento
Nuno Fonseca deixou um apelo à «responsabilidade dos munícipes».
O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, informou as autoridades de saúde de que há «indícios» de pessoas em Idães que não estão a respeitar a situação de isolamento em que se encontram no que diz respeito ao surto de coronavírus Covid-19.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quarta-feira
Autarca apela ao regime de isolamento
Segundo o mesmo, há indícios nesse sentido e os mesmos foram transmitidos «a quem compete averiguar a situação». Esta informação surge numa altura em que a Junta de Freguesia de Idães também se manifestou sobre o assunto através do Facebook, onde diz que as pessoas em quarentena continuam a circular na rua «como se nada se passasse».
A Lusa contactou a presidente Palmira Faria para obter uma declaração sobre o assunto, mas a autarca não atendeu. O autarca de Felgueiras não quis comentar o conteúdo da declaração da presidente da Junta de Idães.
Nuno Fonseca deixou um apelo à «responsabilidade dos munícipes» que se encontram em regime de quarentena recordando que o controlo do surto de coronavírus naquela região depende do comportamento das pessoas.
Coronavírus pode sobreviver no ar até 30 minutos
O novo coronavírus pode sobreviver no ar por pelo menos 30 minutos e contagiar alguém a 4,5 metros, ou seja, mais do que a “distância segura” recomendada pelas autoridades de saúde de todo o mundo, segundo um estudo publicado por cientistas chineses.
O estudo, realizado por epidemiologistas do Governo chinês e divulgado pela imprensa local, garante que o vírus pode “durar dias” em superfícies onde tenham caído gotas respiratórias infetadas, o que aumenta o risco de infeção caso se toque na superfície e se esfregue a mão no rosto.
LEIA MAIS
Coronavírus. Treinador Pedro Martins faz teste para despistar infeção
Siga a Impala no Instagram