Coronavírus. Governo pede suspensão de eventos com mais de cinco mil pessoas

O anúncio foi feito, na noite desta segunda-feira, depois de uma reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil.

Coronavírus. Governo pede suspensão de eventos com mais de cinco mil pessoas

O Governo recomenda que todos os eventos com mais de 5000 pessoas, em espaços abertos, e com 10000 pessoas em locais fechados sejam suspensos. O anúncio foi feito, na noite desta segunda-feira, depois de uma reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide. Na mesma reunião participaram os ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e a ministra da Saúde, Marta Temido.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quarta-feira

Governo recomenda que médicos não participem em congressos

Foi também sugerido que sejam suspensos todos os eventos, como casamentos, missas ou funerais, com mais de 150 pessoas nos municípios de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto. O Executivo recomenda também que os médicos não participem em congressos ou conferências.

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse ainda que se deve dar «especial atenção» a eventos que contem com a presença de pessoas oriundas da China, Irão ou Itália.

O número de casos confirmados de coronavírus, em Portugal, subiu para 39. Dos nove casos anunciados esta segunda-feira, sete estão hospitalizados na região Norte do país e dois em Lisboa. A epidemia do coronavírus Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já fez mais de 3800 vítimas mortais. Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de cem países.

Doença respiratória grave passa a ser critério para teste do coronavírus

A doença respiratória grave passou a ser considerada como critério para despistar a infeção pelo novo coronavírus que causa a doença Covid-19, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.  O anúncio foi feito em conferência de imprensa pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, no Ministério da Saúde, em Lisboa.

A doença respiratória grave, como pneumonia, soma-se a outros critérios para testar a presença do novo coronavírus em caso de suspeita, como sintomas (febre, por exemplo), contactos com doentes e área geográfica com contágio ativo. Em Portugal há 39 pessoas com Covid-19, a maioria na região Norte.

Texto: Joana Ferreira com Lusa

LEIA MAIS
Homem fica em risco de vida por roer as unhas

 

Impala Instagram


RELACIONADOS