Coronavírus | Quarto caso confirmado em França. Turista em estado grave

Trata-se de um turista chinês que viajou recentemente da China para França e está internado num hospital de Paris em estado grave.

Coronavírus | Quarto caso confirmado em França. Turista em estado grave

O diretor-geral de saúde francês, Jérôme Salomon, confirmou na tarde desta terça-feira, 28 de janeiro, o quarto caso de infeção pelo novo coronavírus em França. Trata-se de um turista chinês octogenário que viajou recentemente da China para França e está internado nos cuidados intensivos de um hospital de Paris em estado grave. A Cidade Luz já tinha identificado três doentes com o vírus, todos oriundos recentemente da China.

LEIA DEPOIS
Português morre em acidente de viação na Bulgária

Localizar mais pessoas que estiveram em contacto com o doente

Em conferência de imprensa, Jérôme Salomon referiu ainda que o homem é oriundo da província de Hubei (centro da China), onde fica Wuhan, cidade com 11 milhões de habitantes onde o novo vírus foi identificado pela primeira vez. O  O diretor-geral de saúde francês acrescentou ainda que as autoridades francesas estão a tentar localizar as pessoas que terão tido contacto com este doente desde que este chegou a França.

O mais recente balanço das autoridades chinesas dá conta de 106 mortos, todos verificados na China, e mais de 4.5000 pessoas infetadas, principalmente na cidade de Wuhan. Além da China, também foram reportados casos de infeção pelo novo coronavírus em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.

Após um pedido de França, a União Europeia (UE) informou hoje que vai enviar dois aviões, entre quarta e sexta-feira, à região chinesa de Wuhan para repatriar 250 franceses e outros 100 cidadãos europeus que o solicitem, “independentemente da nacionalidade”.

Num comunicado dirigido aos cerca de 20 portugueses que ali residem, a embaixada portuguesa esclarece que iniciou “de imediato todos os passos” para proceder à retirada por via aérea, recorrendo a um avião civil fretado que os “vá buscar a Wuhan” e dali os “leve diretamente para Portugal”. Os portugueses a retirar de Wuhan serão avaliados à chegada a Portugal para determinar o risco de exposição ao coronavírus e só depois serão tomadas eventuais medidas de isolamento social.

Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa

LEIA MAIS
Alerta | Jovem agredido por colega com uma faca em Lagos
Droga filha de 17 anos e viola-a durante 5 dias em casa

Impala Instagram


RELACIONADOS