Covid-19. Aplicação vai dizer-lhe se está infetado apenas com o som da tosse
«Queremos que as pessoas através do site ou através da aplicação para telemóvel, num minuto, possam fazer upload do som das suas vozes, da sua tosse e da sua respiração»
Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge está a trabalhar numa ferramenta que irá diagnosticar a Covid-19 precocemente e sem necessidade de exames médicos, refere a Rádio Renascença.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para segunda-feira, 13 de abril
«À medida que a doença vai avançando, a tosse torna-se mais distintiva»
Pietro Cicuta, um dos investigadores que integra a equipa, explicou ao mesmo órgão de comunicação o trabalho que está a ser feito. «Queremos que as pessoas através do site ou através da aplicação para telemóvel, num minuto, possam fazer upload do som das suas vozes, da sua tosse e da sua respiração. Com estes três sons esperamos ser capazes de perceber, pelo som, se se trata de um doente Covid-19», afirmou à Renascença.
«À medida que a doença vai avançando, a tosse torna-se mais distintiva. Muitos médicos já nos explicaram que é uma tosse seca que conseguem reconhecer. Portanto, esse som, juntamente com a informação adicional sobre se tem ou não febre, será o suficiente para aferir se a pessoa tem Covid-19», explicou ainda.
A ferramenta digital irá funcionar com recurso a machine learning e com algoritmos informáticos informáticos.
O investigador espera que a ferramenta esteja disponível brevemente. «Em circunstâncias normais, um ensaio clínico deste género e a validação legal poderia levar muitos meses, mas nós esperamos que isto possa ser considerado interessante e que seja reconhecido que temos interesse em fazer as coisas bem e rápido. Diria que, na melhor das hipóteses daqui a dois ou três meses, a ferramenta deve estar pronta», indicou.
LEIA MAIS
Lidl dá prémio de 40% do salário bruto a trabalhadores
Pontos de Venda das Nossas Revistas
Siga a Impala no Instagram