Covid-19. Câmara de Lisboa cria centro de acolhimento para os sem-abrigo

Durante a pandemia do Covid-19, autarquia da capital vai instalar um novo centro de acolhimento no pavilhão do Casal Vistoso para receber pessoas em situação de sem-abrigo.

Covid-19. Câmara de Lisboa cria centro de acolhimento para os sem-abrigo

 

Durante a pandemia do Covid-19, autarquia da capital tem a funcionar desta terça-feira, um centro de acolhimento no pavilhão do Casal Vistoso, no Arreiro, para receber pessoas em situação de sem-abrigo. O presidente da Câmara de Lisboa destacou que “todos os centros de acolhimento de sem-abrigo têm plano de contingência aprovado, medidas de higienização reforçadas, espaço de isolamento para caso exista alguma suspeita e planos de quarentena se necessário”.

LEIA DEPOIS
Já são 785 os casos de coronavírus em Portugal. Morreu a terceira pessoa

Deverá acolher cerca de 40 pessoas do sexo masculino

“Cuidar e proteger os mais vulneráveis, os mais frágeis e os nossos profissionais é um imperativo ético e moral. Mas é também a melhor forma de protegermos todos, reduzindo as transmissões e, assim, a pressão sobre o nosso SNS [Serviço Nacional de Saúde]”, defende Fernando Medina.

O pavilhão – casas de banho e chuveiro, além de compartimentos próprios para animais e pertences dos sem-abrigo – deverá acolher apenas cerca de 40 pessoas do sexo masculino, pois segundo a nota da autarquia  mulheres e casais terão outra resposta para evitar potenciais casos de agressão sexual. As pessoas serão acompanhadas por membros do Núcleo de Apoio a Sem-Abrigo da Câmara de Lisboa,  e por equipas médicas multidisciplinares.

LEIA MAIS
Covid-19: Mais 169 mortos nas últimas 24 horas em Espanha
Covid-19: Itália prolonga medidas de contenção

Impala Instagram


RELACIONADOS