Covid-19. Como conviver com um infetado na mesma casa
Conviver com uma pessoa que tenha sido infetada com o coronavírus não é tarefa fácil, mas também não é impossível. É, apenas, uma questão de adotar novos hábitos.
Para começar, deve saber que o doente por Covid-19 deve ter um quarto reservado para ele e que aqueles que não têm o vírus não devem lá entrar, uma vez que a doença «transmite-se por contacto próximo». É aí que o infetado vai passar os seus próximos dias e, como tal, são precisos comportamentos que promovam o bem-estar de todos para que tudo corra com o máximo conforto.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a preferência é que os restantes habitantes da casa se mudem para uma outra, deixando apenas um cuidador presente. E a divisão onde o paciente permanecerá deverá estar arejada: uma janela aberta, assim como a porta, é o ideal.
LEIA DEPOIS
Covid-19: Cartão do cidadão e carta de condução expirados mantem-se válidos até junho
Cuidados a ter com a roupa usada
O paciente deverá ainda ter acesso exclusivo a uma casa de banho. Se isto não for possível, não partilhe toalhas, sabonetes, rolos de papel higiénico. O WC deve ser desinfetado, pelo menos, uma vez por dia. Já a sanita tem de ser limpa e desinfetada após cada utilização.
O cuidador e o infetado devem andar sempre de luvas e máscara para se protegerem muturamente. Após tocar numa superfície partilhada, as luvas devem ser deitadas fora e substituídas e a superfície desinfetada.
As refeições também serão em isolamento e, de preferência, com talheres e pratos descartáveis, que serão deitados fora imediatamente a seguir.
Todo o lixo feito pelo doente deve ser colocado e fechado num saco. Este será posto num recipiente com tampa também coberto com um saco.
Quanto à roupa usada pela pessoa com coronavírus, esta não deve ser sacudida: é colocada na máquina e lavada a uma temperatura entre os 60 e os 90 graus. E, já sabe, visitas estão fora de questão.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR
LEIA MAIS
Covid-19. Cinemas Nos vão fechar em todo o país por tempo indeterminado
Sobe para 331 o número de infetados por Covid-19 em Portugal
Siga a Impala no Instagram